Filme canadense inspira meninas e mulheres a ingressarem nas carreiras da aviação Anac exibirá gratuitamente, pela primeira vez no Brasil, documentário que retrata histórias inspiradoras no setor aéreo
O documentário Only Up, dirigido e produzido pela controladora de tráfego aéreo canadense Kendra Kincade, será exibido pela primeira vez no Brasil em três sessões gratuitas promovidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As sessões de exibição serão realizadas em Brasília (DF), no dia 10 de setembro, em São José dos Campos (SP), no dia 11 de setembro, e no Rio de Janeiro (RJ), em 12 de setembro. Em todas, haverá a presença de representantes da equipe de produção do filme, que participarão de debates com o público sobre o tema.
O longa metragem traz histórias inspiradoras de mulheres que desafiam os limites do preconceito e da desigualdade na aviação. Com o filme, a Anac pretende inspirar meninas e mulheres a ingressarem nas carreiras da aviação no país. A iniciativa “Mulheres na Aviação”, um dos pilares do programa Asas para Todos, tem o objetivo de impulsionar a atuação feminina no setor aéreo. Hoje, no Brasil, apenas 3,2% dos pilotos e dos mecânicos de manutenção aeronáutica são mulheres e pouco mais de 10% são engenheiras que atuam na aviação.
O objetivo da Anac é promover eventos que fomentem a troca de experiências entre mulheres de carreiras diversas sobre desafios, oportunidades e superação no setor aéreo, além de trazer números e informações sobre essas carreiras no Brasil e no mundo.
Em Brasília, o filme será exibido no Cine Brasília, um dos mais icônicos cinemas de rua do país. O Cine Brasília é parceiro da Anac nessa iniciativa. Além de ter sido uma casa para exibições históricas do cinema nacional, segue como uma instituição comprometida com a diversidade e a inclusão, fortalecendo os pilares do programa Asas para Todos, que se baseia nesses mesmos princípios. Após o debate em sua sede, a Agência disponibilizará transporte gratuito para levar os interessados até o cinema.
Em São José dos Campos, a exibição gratuita do documentário e o debate vão acontecer no mesmo local, no Auditório Weiss, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a partir das 14h.
No Rio de Janeiro, o evento acontecerá no auditório do Palácio da Fazenda, prédio da Anac no RJ, a partir das 13h. O filme será exibido gratuitamente e logo após acontecerá o debate.
Sobre o Only Up
Documentário dirigido e produzido pela controladora de tráfego aéreo canadense Kendra Kincade, que se tornou ativista na área. Ela embarca em uma missão para quebrar um século de preconceitos na indústria da aviação. Nessa viagem, acompanha várias mulheres que desafiam estereótipos e vencem obstáculos pessoais e profissionais, ilustrando o passado e traçando um rumo para o futuro.
Kendra é a diretora executiva da Elevate Aviation, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2015, que elaborou uma plataforma para que mulheres e grupos sub-representados possam prosperar e ter êxito nas carreiras da aviação.
Kendra Kincade foi ganhadora da premiação da IATA 2024 Diversity & Inclusion Award Winners, na categoria “Inspirational Role Model”.
Local: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acacias.
Prédio das Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).